Em vez de escrever actualidades no título, estive a pensar em colocar frivolidades. Mas não seria esse o objectivo.
Confesso que o meu profundo amor pela cidade que não me viu nascer, mas acolheu-me ainda no berço de 5 meses de vida, na primavera de 1970, e que até hoje, continua a ser a minha cidade de sempre, por tudo e mais alguma coisa, poderá prejudicar o distanciamento e o discernimento que deveria ter na emissão da opinião seguinte. Por isso faço este ponto de ordem inicial.
Vi e ouvi, com espanto uma entidade, penso que ligada ao turismo do Algarve a insurgir-se, com manifesta indignação sobre determinada publicidade que a Fundação Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, decidiu colocar nos escaparates nacionais.
A foto mostra uma praia vazia em pleno verão, dando a entender que em 2012 todos os caminhos vão dar a Guimarães, e que portanto, as praias do Algarve que se cuidem que vão estar completamente vazias, à custa da Capital Europeia da Cultura. Guimarães vai sofrer uma enchente humana de proporções bíblicas, não será possível andar, conduzir...em suma viver em Guimarães, tal vai ser a quantidade de curiosos a assistir aos eventos da Capital Europeia.
Os comentários desse organismo de turismo do Algarve, passam desde revolta, até, imagine-se um eventual pedido de indemnização.
De tão rídicula exposição desta posição, por parte de um responsável pelo turismo Algarvio, que quem deveria pedir uma indemnização por perdas e danos seria a Fundação Guimarães por difamação e exposição ao rídiculo, que pode chegar ao ponto de levar os turistas a procurarem outras paragens que nem seja Algarve e Guimarães.
O sentido da mensagem da Fundação Guimarães é bem clara, tenta chamar atenção pelo "non sense", por uma situação limite, de forma a precisamente captar o interesse do público em geral.
Não tem quaisquer segundas intenções, de diminuir, ridicularizar, ou qualquer outra, que não seja, através de um certo humor e boa disposição, chamar a atenção das pessoas.
Mas parece que para esse organismo Algarvio, a caparuça serviu. Já agora era interessante saber quanto dinheiro que o Estado gasta por ano na promoção do "ALLgarve", e que é pago por todos nós. Já agora, como se têm sentido os turistos Portugueses, do norte inclusivé, que se deslocam ao Algarve para passarem umas merecidas férias, e que muitas vezes são preteridos pelos estrangeiros em simpatia e disponibilidade. Já agora quanta publicidade anda por aí que é um atentado, pelo menos ao bom gosto, e ninguém pede indemnização.
Vamos preocupar-nos com coisas sérias, será que o Algarve não poderia pensar a Capital Europeia da Cultura 2012 em Guimarães como uma alavanca para ter mais turistas, em vez de pedir guerra, fazer uma parceria com Guimarães... e esta hein...
Sem comentários:
Enviar um comentário